Prisão de ventre na criança - Como identificar?

Prisão de ventre na criança - Como identificar?

Prisão de ventre é ruim para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais desconfortável para bebês e crianças. Afinal, os pequenos ainda estão em fase de desenvolvimento e não conseguem entender a importância do ato de fazer cocô para a saúde.

A constipação intestinal infantil, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, é caracterizada pela dificuldade ou esforço incomum da criança para evacuar. O sinal de alerta dos pais deve ocorrer se a criança ou bebê evacuar duas ou menos vezes por semana.

A partir de 1 ano, a criança tem que evacuar, no mínimo, três vezes por semana. Mas o ideal é que isso ocorra diariamente e que as fezes tenham aparência normal: consistentes, em volume adequado, nem escuras nem claras e úmidas.

Fique de olho no comportamento da criança e veja se há incomodo abdominal, dor na barriga, fezes duras e ressecadas ou sangramento. Mesmo aquelas que ainda não falam costumam dar sinais de que há problema no intestino.

Nos bebês e crianças pequenas é mais fácil notar indícios de constipação, porque a fralda acaba sendo aliada dos pais. Se as trocas somente ocorrem por conta do xixi, tem algo de errado por aí.

Nos mais grandinhos, o jeito é monitorar as idas ao banheiro e sempre perguntar se está tudo certo com o cocô. Se você acostumá-los desde pequenos com isso, provavelmente não haverá estranhamento.

 

Clínica Buchen - Blumenau⠀

COLOPROCTOLOGIA • CIRURGIA GERAL (47) 3322-9897 • (47) 99790-3334⠀

Compartilhe: