Portadores de doenças inflamatórias intestinais são grupo de risco para COVID-19
Portadores de doenças inflamatórias intestinais são do grupo de risco para Covid-19 pois são imunossuprimidos.
Este ano, a SBCP alerta que ter o diagnóstico de DII é importante para saber ser do grupo de risco para a Covid-19, principalmente porque os mais atingidos pelas doenças inflamatórias do intestino são jovens – entre 20 e 40 anos. A segunda faixa-etária mais comum para as doenças é entre 55 e 75 anos.
"Muitos pacientes com DII aguardam cirurgia, e os riscos de desenvolver infecção pulmonar grave e hospitalização prolongada são preocupantes, para eles que são imunossuprimidos pela natureza da doença e devido a medicamentos comumente usados. Deve-se ter muito cuidado com os pacientes que fazem terapia combinada (corticoide, imunossupressor e imunobiológicos), pois ficam expostos e propensos a infecções graves. O tratamento cirúrgico deve ser considerado quando estritamente necessário, e as cirurgias eletivas devem ser adiadas conforme sugerido pela maioria das diretrizes cirúrgicas. Deve-se ainda evitar contato com pessoas doentes, manter o distanciamento social, boa higiene das mãos e uso de EPI”, ressalta o coloproctologista Dr. Carlos Walter Sobrado, membro titular e ex-presidente da SBCP.
Já para os pacientes que estão com o tratamento instituído a recomendação é mantê-lo e procurar hospitais e atendimentos médicos se houver piora dos sintomas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Clínica Buchen - Blumenau
COLOPROCTOLOGIA • CIRURGIA GERAL (47) 3322-9897 • (47) 99631-1785