Cirurgia robótica no tratamento da endometriose intestinal

Cirurgia robótica no tratamento da endometriose intestinal

Tanto a cirurgia aberta, por via laparoscópica ou robótica oferecem bons resultados no tratamento da endometriose intestinal.

 

Como o procedimento envolve, muitas vezes, a retirada do tecido intestinal afetado pelas células endométricas, essa cirurgia requer muita destreza por parte do profissional. Lesões nos nervos intestinais podem levar à incontinência fecal, por exemplo.

 

Nesse sentido, a cirurgia robótica é uma ótima alternativa, pois oferece visão 3D em alta definição para o cirurgião, além da filtragem dos possíveis tremores nas mãos do médico, que opera sentado em posição ergonômica.  

 

Além disso, as incisões da cirurgia robótica são mínimas, enquanto num procedimento aberto o corte abdominal pode chegar a 15 centímetros, levando a um pós-operatório possivelmente mais lento e doloroso. 

 

A decisão do tratamento de endometriose envolve questões muito delicadas da saúde da mulher, como fertilidade e qualidade de vida. Portanto, o diagnóstico e acompanhamento da doença devem ser feitos com bastante transparência entre médico e paciente.

Compartilhe: